Perdeu a Carteira de Trabalho e precisa se aposentar? Veja o que fazer

O documento mais importante na hora de solicitar a aposentadoria é a Carteira de Trabalho (CTPS), pois é através dela que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consegue fazer a conta do tempo de contribuição do trabalhador.

Porém acontece com muitas pessoas de extraviar a Carteira de Trabalho justamente quando se está próximo da aposentadoria, nesse caso pode haver uma dificuldade na hora de solicitar o benefício.

Se você perdeu sua Carteira de Trabalho, deve acessar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), nele deve conter o extrato constando todos os registros do trabalhador, com valores de salários além da data de entrada e saída de cada emprego.

Para ter acesso ao CNIS, o trabalhador pode dirigir-se até uma agência da Previdência Social ou obter pela internet. Em alguns casos nem todos os dados contarão no CNIS, portanto o trabalhador deve dirigir-se a cada ex-empregador e solicitar documentos que comprovem o período trabalhado na empresa.

Ainda é possível, em alguns casos, solicitar junto ao Ministério do Trabalho as anotações baseadas na Rais (elação de informações sociais) ou no Caged (cadastro de empregados).

Caso a empresa não esteja mais em atividade, deverá o interessado juntar prova oficial de sua existência no período que pretenda comprovar. Para quem trabalha ou contribui por conta própria (os contribuintes individuais: empresários, autônomos, facultativos, trabalhadores sem carteira assinada), o tempo de contribuição será comprovado pelos comprovantes de recolhimento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *